A 12 de Junho de 2003, em Assembleia-geral de sócios foi fundado o CLUBE DE NATAÇÃO MASTERS DE ALMADA. 

           Este Clube tem por fim proporcionar aos seus associados a satisfação do interesse relacionado com o seu bem-estar, contribuindo para uma melhor ocupação dos tempos livres, através da prática da natação ( modalidade exclusiva do Clube ) para Masters ( mais de 25 anos ) e Pré-Masters (entre os 14 e 24 anos ).

          Tem a sua Sede no Complexo Municipal dos Desportos “ Cidade de Almada “, sito na Alameda Guerra Junqueiro, nº 35, Feijó, Concelho de Almada.

          Conta actualmente com cerca de setenta sócios, dos quais cinquenta e muitos são atletas distribuídos pelos diversos grupos etários, a partir dos 14 anos, representando o Concelho de Almada na modalidade de natação Masters e Pré-Masters.

           Será bom lembrarmos que existe uma tendência para o sedentarismo na idade adulta. A ele estão associadas diversas doenças, como sejam a diabetes, a obesidade, problemas a nível osteo-articular, muscular, cardiorespiratório, vascular, e outras.

           A comunidade médica recomenda sistematicamente a prática da natação como forma de prevenção e tratamento de determinadas doenças, sendo a mesma realizada com determinados objectivos consoante as capacidades e os problemas que cada um de nós apresenta.

            Principalmente para as pessoas de idade mais avançada, a natação é a melhor actividade física, uma vez que as articulações e os músculos não são sujeitos a impactos e o nível de esforço é facilmente regulável. A natação é também, sem dúvida, uma das mais agradáveis formas de manter uma boa e saudável condição física.

            O grupo etário dos Masters e Pré-Masters é de extrema importância, não só pela ampla abrangência que representa, mas também pelo facto de grande parte pertencer á população activa do nosso Concelho. Pretendemos desta forma contribuir para para que os nossos Munícipes adquiram hábitos de prática desportiva regular, neste caso da natação.

            O Movimento Masters de natação cria o espaço social e organizativo para a prática deste desporto ao longo de toda a vida adulta, à medida da cada um.

             Os eventos são em geral de carácter competitivo a nível regional nacional e internacional. Cabe a cada um sentir essa “competição” a seu modo, mas ela permite, antes de mais, aferir os progressos que o nadador fez, expressos na velocidade, na distância, ou no prazer com que nada. Distribuídos por escalões etários, todos os que o desejem, podem participar e dar o seu contributo.

           Internacionalmente, este movimento é uma grande família, enquadrado na FINA – Federação Internacional de Natação Amadora – e LEN – Liga Europeia de Natação -, com comités próprios.

           Em Portugal, é uma realidade em crescimento. Provam-no os números de inscrições no Campeonato Nacional que, desde a sua primeira edição em Almada no ano de 1999, que não tem parado de crescer, para muito tem contribuído o INATEL com a organização todos os anos de um vasto calendário provas de natação.

(fonte http:/fpnatacao.pt/índex.html)

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now